 |
|
| COMBI AQUÁTICO |
| |
|
|
|
MINI-POLO, ESTRELAS DO MAR E JOVENS SALTADORES
O “saber nadar” está integrado no processo educativo da criança e do jovem assumindo cada vez mais uma dimensão lúdica e multidisciplinar.
ENQUADRAMENTO A Adaptação ao Meio Aquático deverá ser mais abrangente e de maior riqueza sob o ponto de vista psico-motor, social, afectivo e cognitivo para que os jovens nadadores atinjam o principal objectivo da Natação – resolver qualquer situação no Meio Aquático - “saber nadar”. Nos últimos anos temos verificado o aumento da construção de instalações desportivas, nomeadamente piscinas com condições adequadas para a prática de todas as disciplinas da Natação, bem como de outras actividades aquáticas. Num estudo realizado por Mariovet (2001) sobre os hábitos desportivos da população portuguesa, a autora afirma que “a Natação surge como a modalidade mais pretendida, representando cerca de 2% da população em estudo.” Estas oportunidades recentemente criadas às populações e às organizações desportivas desencadearam uma atenção especial da Federação Portuguesa de Natação no sentido de implementar Programas de Desenvolvimento Desportivo que vão ao encontro das expectativas e necessidades da população e consequentemente aumentar o número de praticantes da modalidade e alargar a sua prática desportiva geral. Surgem assim, os três Programas de Desenvolvimento Desportivo: “ Mini - Pólo”; “Estrelas-do-mar” e“ Jovens Saltadores”que constituem neste momento uma prioridade dirigida à população juvenil entre os 10 e os 16 anos.
OBJECTIVOS GERAIS DOS PROGRAMAS Na sua definição os Programas apresentam uma linha condutora comum, o que origina a sua integração e desenvolvimento com um maior grau de sustentabilidade. A FPN pretende alcançar os seguintes objectivos gerais: - Aumentar o número de praticantes de Natação nas suas várias disciplinas; - Fidelizar os praticantes existentes, através da oferta de programas de desenvolvimento desportivo; - Melhorar a qualidade da prática realizada pelos jovens praticantes de natação, quer no âmbito federado ou não; - Diversificar a oferta dos serviços prestados pela FPN; - Democratizar o acesso à prática desportiva da Natação, contribuíndo para a adopção de estilos de vida saudáveis dos jovens, promovendo o acesso a uma prática desportiva de qualidade.
ESTRATÉGIA A estratégia será desenvolvida em dois eixos, um dirigido para os clubes (via federada ou não) e outro dirigido para as escolas básicas do 1º, 2º, 3º ciclo e secundário, nomeadamente núcleos e Centros de Formação do Desporto Escolar. A fase de concepção e divulgação, decorrem por todo o país e estão a ser elaborados os materiais de apoio às Escolas, vocacionados essencialmente para a formação de professores/monitores e para a realização prática das próprias actividades.
IMPLEMENTAÇÃO e AVALIAÇÃO Apesar da especificidade de cada programa, eles são iniciativas transversais que conferem aos técnicos de natação e professores de Educação Física uma nova e poderosa ferramenta de trabalho. Consoante a fase de implementação assim serão seleccionadas as actividades necessárias: Demonstrações, Exibições, Campos de férias, Festivais e Desafios. As actividades a organizar estão referidas em cada um dos Programa, mas existe já um modelo que reune num só momento as três disciplinas: o Combi Aquático. Esta actividade teve a sua 1ª edição no mês de Dezembro na piscina do Jamor onde reuniu mais de centena e meia de jovens que puderam de forma consecutiva, experimentar as diferentes disciplinas da Natação. O evento serviu também de avaliação inicial do ano zero destes Programas através da participação de todos os elementos que estiveram no processo (praticantes, técnicos e professores, coordenadores e directores técnicos das disciplinas). Após dois anos de trabalho os PDD’s já juntaram 1587 crianças em actividades e 1470 prpfessores e técnicos de natação em acções de formação.
|
|
| |
 |
|
 |
|
|
| 13 DE DEZEMBRO DE 2006 |
COMBI |
|
| |
 |
Acção de Formação em Dezembro
No dia 21 Dezembro (quinta-feira) vai decorrer uma Acção de Formação no âmbito dos Programas de Desenvolvimento Desportivo – Mini-Pólo, Estrelas-do-Mar e Jovens Saltadores, no Auditório da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto e Piscina do Clube Lisnave.
|
| 14 DE NOVEMBRO DE 2006 |
COMBI |
|
| |
 |
Acção de Formação na Póvoa de Varzim
No dia 18 de Novembro, na Póvoa de Varzim, vai decorrer uma acção de formação sobre os programas “Mini pólo”, “Jovens Saltadores”, “Estrelas-do-mar”, COMBI Aquático e “Encontro Nacional do Jovem Nadador”.
|
|
|
|