Mundial Juniores Funchal 2023 - Grécia e Espanha conquistam o ouro

Image

Grécia e Espanha conquistam o ouro no terceiro dia do Campeonato Europeu de Natação Artística Júnior

No terceiro dia do Campeonato Europeu de Natação Artística Júnior de 2023, a Grécia garantiu as primeiras medalhas nesta competição: um ouro na Final de Dueto Livre. Na Final de Dueto Livre Misto, os atuais campeões da Espanha defenderam com sucesso o título e arrecadaram o seu terceiro ouro até agora e a quarta medalha geral.

A Grécia sagrou-se Campeã Europeia Júnior no evento Duet Free pela primeira vez desde 2007, graças a um forte desempenho de Maria Karapanagiotou e Ifigeneia Krommydaki. A dupla ficou em segundo lugar na ronda preliminar, mas conseguiu conquistar o ouro com uma pontuação de 179,6146.

Karapanagiotou e Krommydaki competiram também recentemente com a seleção nacional sénior no Campeonato Mundial em Fukuoka.

Susanna Pedotti e Alessia Macchi, da Itália, medalhas de bronze em 2022, foram prata com uma pontuação de 165,1708. Os italianos, que também disputaram o Mundial.

Alisa Kulyk e Ameliia Volynska, da Ucrânia, ficaram em 10.º lugar na preliminar, mas conseguiram a medalha de bronze na final com uma pontuação de 160,8500 e assim garantiram ao seu país a primeira medalha nesta competição.

As alemãs Klara Bleyer e Susana Rovner ficaram em primeiro lugar na fase preliminar, mas terminaram em quarto na depois, de marcar 158,8208 com duas marcas de base.

Na Final de Dueto Livre Misto, os campeões europeus juniores, Maria Bofill Strub e Dennis Gonzalez Boneu, da Espanha, defenderam com sucesso seu título no Funchal. A dupla marcou 168,3021 em sua rotina de "Anjos e Demónios" e recebeu a melhor pontuação de impressão artística da noite com 85,0000.

Beatrice Crass e Ranjuo Tomblin da Grã-Bretanha, que terminaram em quarto lugar no ano passado, ganharam a prata com 132,2146. Os dois acabaram de uma campanha de sucesso também no palco sénior. Recentemente ficaram em quinto lugar no Campeonato Mundial com esta coreografia de “Alice no País das Maravilhas”.

Ginevra Marchetti e Gabriele Minak, da Itália, completaram o pódio, conquistando o bronze com 112,8208 pontos por sua rotina “Romeu e Julieta”. A dupla só compete junto desde o início do ano.

A única outra dupla mista competindo nesta final foi a da França. Infelizmente, Quentin Rakotomalala e Prune Tapié receberam seis marcas de base em sua rotina “Ying-Yang”, o que efetivamente acabou com suas esperanças de medalha.

A terceira jornada de competição no Funchal começou com a eliminatória livre por equipas, na qual participaram 11 países. Todos seguirão para a final.

Após esta ronda preliminar, a Grécia ficou em primeiro lugar com uma pontuação de 240,8542 por sua rotina “Warriors”. As equipas da Espanha e da França terminaram em segundo e terceiro com pontuações de 238,6000 e 208,4021, respetivamente. A final livre por equipas está marcada para domingo, 6 de agosto, às 17h.

A competição continua este sábado, começando com as Finais Livres Solo Feminino e Masculino às 9h30. A Final do Esquema Acrobático está marcada para as 17h00.

Fonte: https://www.len.eu/

by Christina Marmet