Seleção aposta em seis lugares de finais no Europeu de Natação Glasgow 2018

Image

A seleção de Portugal, composta por 12 nadadores, inicia sexta-feira, dia 3, a participação no Europeu de Natação em Glasgow com a presença de sete nadadores nas eliminatórias do primeiro na piscina de 50 metros do Tollcross International Swimming Centre, numa competição que decorre até 9 de agosto. Os objetivos assumidos pela Direção Técnica Nacional passam pela “pela presença de dez posições de semifinalistas, podendo abarcar presenças em seis finais”.

Portugal estará ainda representado neste Europeu com seleções na Natação Artística e na Natação em Águas Abertas.

Victoria Kaminskaya (400 Estilos), Miguel Nascimento (400 Livres), Gabriel Lopes (50 Costas), Ana Catarina Monteiro (100 Mariposa), Tomás Veloso (100 Bruços), Diana Durães e Tamila Holub (800 Livres) entram em ação logo nas eliminatórias do primeiro dia (9.30 horas) a pensar nas finais ver documento em anexo.

José Machado, DTN: “Os objetivos desta participação passam pela presença de dez posições de semifinalistas, podendo abarcar presenças em seis finais repetindo os lugares do Europeu de Copenhaga em piscina curta, em dezembro. Comparando com os últimos anos, houve um salto qualitativo importante na participação em grandes competições internacionais. No Europeu de Londres 2012 tivemos dois finalistas: Alexis Santos e Diogo Carvalho.  Nessa altura só participámos nessa competição com um nadador entre os 8 primeiros da entry list. Agora temos três nadadoras no top 8 em quatro provas e quatro atletas no top 10. Isso deixa-nos esperançados que seja possível aproximarmo-nos das seis finais conseguidas há oito meses, na Dinamarca. Atendendo que a qualidade competitiva é superior, julgo que se estivermos em quatro finais ficaremos orgulhosos.

Esperamos uma competição extremamente forte pois em quase todas as provas a ‘entry list’ está praticamente igual ao ranking europeu. Significa que quase todos os melhores irão participar.  Há que ser pragmáticos nestas análises. Agora existe a Diana Durães, que tem a quinta melhor marca aos 1500 livres [6.º aos 800 livres]. Mas fico satisfeito por a expectativa de chegar a finais não ser um feudo de apenas um ou dois. Quase metade da equipa pode ter tais aspirações, assim como quase todos podem sonhar com uma classificação pelo menos entre os 20 primeiros.”

No Europeu de Londres 2016 Portugal teve dois nadadores em finais nos 200 estilos: Diogo Carvalho foi 5.º classificado e Alexis Santos foi bronze. O bronze de Alexis Santos foi histórico já que pela segunda vez um português subiu ao pódio no Europeu, depois da prata de Alexandre Yokochi nos 200 bruços em Sófia 1985.

CAMPEONATOS EUROPEUS DE NATAÇÃO (veja histórico)

A seleção nacional absoluta de natação pura vai para a sua 25.ª participação nos Campeonatos Europeus de Natação. Foi em 1947, no Mónaco, que Mário Simas deu início a esta participação. E logo com a presença na final dos 100 metros costas onde alcançou um brilhante 7.º lugar.

Desde esse início e até 1962 a participação foi diminuta e esporádica, cabendo apenas a 4 nadadores marcarem a presença das cores nacionais: Mário Simas em 1947, Fernando Madeira em 1954 e António Bessone Basto e Vítor Fonseca em 1962. A partir de 1974 a presença nacional passa a ser regular e ininterrupta, com um número crescente de nadadores, que nas últimas edições tem rondado a dúzia.

Em termos de participações Nuno Laurentino e Simão Morgado foram aqueles que mais vezes marcaram presença. Nada menos que 7 cada um, dada a sua longevidade na carreira desportiva que mantiveram sempre no topo da excelência. Dos nadadores presentes nesta edição Diogo Carvalho é o mais experiente, já que vai para a sua 6.ª presença em Campeonatos Europeus Absolutos de Piscina Longa.

Quanto às classificações temos conseguido uma a duas presenças nas Finais A sem lugares de pódio e meia dúzia nas Meias-finais, ou antigas Finais B. Excepção à regra foi o título de Vice-campeão europeu alcançado em 1985 por Alexandre Yokochi nos 200 Bruços e o terceiro lugar do Alexis Santos nos 200 Estilos na última edição de 2016 em Londres, que esperamos se volte a repetir e a manter como tradição para edições futuras.

Apresentamos a grelha da participação da selecção nacional desde 1947, com menção em cada edição ao número de nadadores presentes, de provas nadadas, de finais alcançadas, as melhores classificações obtidas e os anos em que participaram estafetas.

PROGRAMA/HORÁRIO DOS PORTUGUESES

SELEÇÃO DE NATAÇÃO PURA EM GLASGOW 2018:

Ana Monteiro (Fluvial Vilacondense) 50 Mariposa, 100M, 200M.

Diana Margarida Durães (Benfica) 200 Livres, 400L, 800L, 1500L.

Raquel Gomes Pereira (Algés e Dafundo) 50 Bruços, 100B, 200B.

Tamila Holub (SC Braga) 400L, 800L, 1500L.

Victoria Kaminskaya (Benfica) 200B, 200 Estilos, 400E.

Alexis Manaças Santos (Sporting) 200E, 400E.

Diogo Filipe Carvalho (Galitos de Aveiro) 100Mariposa, 200E.

Gabriel Lopes (A. Louzan) 50 Costas, 200C, 100M, 200E, 400E.

Guilherme Pina (Sporting) 800L, 1500L.

João Vital (Sporting) 200C, 400E.

Miguel Nascimento (Benfica) 50L, 200L, 400L, 200M.

Tomás Veloso (Náutico Académico de Coimbra) 100B, 200B, 400E.

O enquadramento técnico será assegurado pelos seguintes elementos: 

Diretor Seleções FPN, Vasco Sousa FPN; José Machado (DTN) .  Treinadores Convidados: Carlos Cruchinho (SCP); Ricardo Santos (SLB); Vítor Ferreira (ALN) Fisioterapeuta: Renata Amaral Médico: Rui Escaleira.

:::

SELEÇÃO DE NATAÇÃO ARTÍSTICA EM GLASGOW 2018

3 a 7 de Agosto

Bárbara Costa, GESL; Filipa Morgadinho Coelho, GESL; Beatriz Cruz Gama, OSCN; Francisca Sena Fonseca, GESL; Bruna Melo Garcia, GESL;

Maria Beatriz Gonçalves, GESL; Cheila Morais Vieira, GESL; Maria do Carmo Martins, GESL; Filipa Abreu Faria, OSCN; Mariana Silva Teixeira, FOCA; O enquadramento técnico será assegurado pelos seguintes elementos: DTN-NArt: Mariana Marques

Treinadora FPN – Sylvia Hernandez

Treinadora Convidada – Chilua Pegado (GESL)

:::::

SELEÇÃO DE ÁGUAS ABERTAS EM GLASGOW 2018

8 A 12 de Agosto.

Angélica André (Fluvial), Rafael Gil (Individual) e Tiago Campos (Rio Maior) competem dia 9 nos 10 km.

Daniel Viegas, DTN 

STARTLIST, RESULTADOS NATAÇÃO PURA

http://glasgow2018.microplustiming.com/indexglasgow2018_web.php?sport=Diving

Swimming http://glasgow2018.microplustiming.com/indexGlasgow2018_web.php

:::::

Dados históricos: Vítor Raposo

Foto: Seleção no Jamor com Gino Caetano, nadador seleccionados para o Europeu WPS em Dublin, onde Portugal terá também uma seleção a competir de 9 a 20 de agosto