Decisão do título nacional masculino começa este sábado

Image

Vitória e Naval Povoense iniciam no sábado a luta pelo título de Campeão de Portugal A1 2018/2019, com o primeiro jogo da final, às 19H30, em Guimarães.

A final disputa-se à melhor de três jogos. O segundo jogo é no dia 8 de Junho, às 21H00, na Senhora da Hora. Se necessário, o terceiro jogo será a 15 de Junho, em Guimarães.

Esta será a estreia como campeão nacional para qualquer uma das equipas que vença este campeonato. O Naval Povoense esteve presente na final da época passada, onde perdeu o título para o Fluvial Portuense, que este ano afastou na meia-final. Já o Vitória de Guimarães, que deixou para trás o Paredes na meia-final, estreia-se no sábado na disputa do título nacional da divisão principal masculina.

Ao longo do campeonato nacional, as duas equipas encontraram-se duas vezes, sempre em jogos muito renhidos: logo na primeira jornada, empataram a 16 golos; na segunda volta, o Vitória venceu por 14-13. A fase regular terminou com o Vitória em primeiro lugar, com 50 pontos, e com o Naval Povoense em 3º lugar, com 41 pontos.

De cada um dos lados estão os dois melhores marcadores da fase regular do campeonato nacional. Em primeiro lugar, Kincses Attila, do Vitória, com 134 golos e do outro lado, o segundo melhor marcador, Rui Ramos, do Povoense, com 87 golos.

Miguel Mariani, treinador do Naval Povoense: “Chegamos onde todas as equipas da primeira divisão sonham, agora está na hora de fazermos por conseguir atingir o objetivo. Uma das equipas irá fazer história e este primeiro jogo será muito importante para o conseguir fazer. A equipa está preparada para o momento e acredito que vamos voltar a repetir o excelente jogo coletivo que conseguimos nas meias-finais. Até porque se não o conseguirmos fazer, o feito alcançado ao eliminar os tricampeões nacionais de nada irá valer.”

(aguardamos comentário do treinador do V. Guimarães).