FPN e Federação de Andorra assinam protocolo

Image

A Federação Portuguesa de Natação (FPN) e a Federação de Andorra de Natação (FAN) assinaram um acordo de colaboração para a promoção da natação. O evento, realizado no Centro Tecnológico de Ordino (CTO), contou com a presença do presidente da FAN, Joan Clotet, e de António José Silva, presidente da FPN, também presidente da fFderação Europeia (LEN).

O acordo, revisto e melhorado ano a ano, terá já este ano atividades de formação em natação artística para promover o «desenvolvimento de nadadores, treinadores e estrutura», prevendo-se também que a seleção portuguesa de natação possa fazer estadias de treino no país, revelam os dirigentes das duas federaçãoes ao Diário de Andorra.

O presidente da FAN, Joan Clotet, afirmou que «o principal objetivo é o desenvolvimento da natação, com a organização de estágios e a troca de experiências», nesta «primeira parceria com Portugal». Além disso, Clotet agradeceu ao presidente da FPN o seu papel como presidente do LEN: «você sempre ajudou os pequenos países, acredita em nós e ouve-nos".

Por seu lado, António José Silva salientou que é um acordo triplo, «porque estamos a assinar  uma parceria entre Andorra e Portugal, mas envolvendo a Europa e o Mundo”, acrescentando: «vamos dar visibilidade às condições que Andorra apresetna e ao seu desenvolvimento». Por fim, afirmou que «a natação não é apenas uma competição desportiva, é uma competição de vida, porque se uma criança não sabe nadar, ela afoga-se».

António José Silva visitou o Centro Técnico de Ordino acompanhado pelo Secretário de Estado do Desporto, Justo Ruiz, onde tomou conhecimento do projeto de expansão que prevê a construção de uma piscina de treino, e à tarde visita a piscina do centro desportivo de Serradells.