Mundial Sub 20 Coimbra 2023 - Portugal vence África do Sul (13-7)

Image

Portugal venceu hoje a África do Sul, por 13 – 7, no primeiro jogo do Grupo C do Mundial feminino Sub 20 de Polo Aquático, que decorre em Coimbra até 15 de setembro.

A primeira vitória de Portugal em campeonatos do Mundo sub 20 ficou registada pelos parciais de 4-1, 3-2, 4-2 e 2-2. A capitã da seleção de Portugal, Carolina Fernandes foi eleita a melhor jogadora.

A formação lusa, apresentando algum nervosismo, sofreu primeiro, mas acabou por recuperar muito bem o jogo, tendo chegado ao fim do primeiro tempo a vencer por 4-1, mantendo sempre a liderança no marcador, a registar no segundo parcial 3-2 e no terceiro, 4-2, para conclui com 2-2.

Por Portugal alinharam: Matilde Ribeiro, Alice Rodrigues (2), Carolina Fernandes (3), Iara dos Santos, Carolina Quinhentas, Carlota Pereira, Ana Monteiro, Madalena Lousa (2), Joana Arromba (1), Maria Machado (4), Maria Tejo, Maria Mendes (1) e Mariana de Carvalho.

Portugal defronta amanhã a Nova Zelândia às 20h00.

Selecionador nacional, António Machado: «na última vez que jogámos coma a África do Sul para o Mundial perdemos por 8 golos. Há uma "décalage" difícil de superar mais que não seja psicológica. Nós sabíamos e tínhamos tudo bem trabalhado. No início de jogo entramos com ansiedade derivada do ambiente criado para uma equipa que não está ainda habituada a vencer. Sofremos primeiro, tivemos oportunidades. Entrámos a jogar o jogo pelo jogo com um índice de nervosismo natural, mas elevado. Fizemos um bom jogo, mas podemos fazer melhor. Porque fizemos asneiras que não podem acontecer. Primeiro objetivo está conseguido.  Com a Nova Zelândia há quatro anos no mundial perdemos 18-3. Acredito que podemos ultrapassar isso. Mas não podemos cometer falhas. Temos de fazer jogo perfeito e trabalhamos muito para isso. Sabia que Portugal estava preparado e mostramos nas situações de superioridade e inferioridade numérica. O ponto forte da seleção de Portugal é a defesa a criar insegurança no ataque adversário. O ficar sempre nas costas do adversário. Com jogadoras muito jovens e rápidas a sair no contra-ataque. Esta seleção é bastante mais forte porque trabalhou, dedicação. Nós temos de percorrer o nosso caminho.»

RESULTADOS