Mundial Sub 20 Coimbra 2023 - Portugal vence Chile (25-4)

Image

A seleção de Portugal venceu hoje o Chile, por 25-4, no seu primeiro jogo da segunda fase do Mundial Sub 20 Feminino de Polo Aquático Coimbra 2023. Madalena Lousa foi eleita a melhor jogadora do desafio, tendo marcado 10 golos.

A formação nacional superiorizou-se pelos parciais de 8-1; 3-0; 8-2; 6-1, mantendo com este resultado a disputa da liderança do grupo G e o 13.º lugar.

As pupilas orientadas pelo técnico António Machado voltam a jogar amanhã, 13h30, frente ao Japão e na quarta feira também às 13h30 com a India.

Caso assegure a liderança do grupo G, jogará para o 13.º e 14.º lugar com o vencedor do grupo H: Cazaquistão, África do Sul ou França.

Recorde-se que Portugal venceu a África do Sul no seu primeiro jogo, por 13-7, e perdeu com a Nova Zelândia, por 15-8.

Seleção de Portugal: Matilde Ribeiro, Alice Rodrigues (2 golos), Carolina Fernandes (2), Iara Santos (3), Carlota Pereira, Ana Monteiro (1), Madalena Lousa (10), Joana Arromba (1), Maria Machado (5), Maria Tejo (1), Mariana Carvalho, Beatriz Sousa, Ana Vicente.

António Machado, selecionador: «Jogo Bem conseguido, porque o que era importante era manter o foco e de maneira alguma cedermos perante a tentação pensar que o Chile era uma equipa mais ao nosso alcance sem nos criar tantos problemas como as anteriores adversárias a Africa do Sul e a Nova Zelândia.

Não podemos baixar o nível de intensidade porque temos jogos muito complicados pela frente, nomeadamente com o Japão amanhã que queremos aproveitar uma oportunidade de eventualmente conseguirmos ficar numa posição que nos permita lutar pelo 13.º lugar e esse jogo com o Japão vai ditar isso. 

O trabalho desenvolvido revela uma evolução das segundas linhas, as jogadoras de 2006 e 2007. Não tinham esta experiência e o estarem com o grupo que já faz parte da seleção absoluta.

E hoje isso ficou patente. Apesar de no primeiro período termos ganho por 8-1 e no segundo 3-0, ainda demoraram um bocadinho a reagir, mas no terceiro período metade foi feito por elas e o último também quase na sua totalidade. É altura de criarmos, mas estabilidade e nivelação e estes jogos servem para isso também.

É importante nivelarmos também o nível com outras equipas e ganharmos jogos com respeito por todas as equipas. Quanto ao Japão, consideramos ser uma equipa que ninguém quer jogar com elas. Diferente de todas as outras com um estilo original. Não se pode considerar a estatura e o peso uma diferença porque são das nossa altura e peso, muito rápidas a nadar e nós também.

A questão é conseguimos adaptar ao estilo de jogo que é uma defesa diferente – deixam passar e vem defender por detrás, mas confundem as nossas jogadoras como confundiram as jogadoras da Croácia. Vamos ter de estudar muito bem o que vamos fazer porque vamos ter de fazer diferente do que estamos habituados. Se o conseguirmos o Japão está ao nosso alcance.»

RESULTADOS e DIRETO: https://www.worldaquatics.com/competitions/3239/world-aquatics-women-s-u20-water-polo-championships-2023/schedule?phase=All

https://u20_coimbra23.arenadisplay.live/home/schedule